terça-feira, 13 de agosto de 2013

Capela do Mosteiro São José de Garibaldi - RS

Numa das encostas que ladeiam a cidade de Garibaldi, surge a moradia construída pela mão hábil das primeiras missionarias vidas de Moûtiers, na frança, em 1898.
Nesse local vive, Madre Justina Inês, junto com tantas outras co-irmãs brasileiras e as colaboradoras que vieram de além-mar.
Superiora Provincial já pela segunda vez, em outubro de 1926, tem como objetivo principal a construção da atual Capela que deseja grande, bela e própria ao recolhimento. Deus atende plenamente. Na opinião dos que a conhecem é verdadeira jóia artística. Suas colunas se elevam pelo estilo ogival (ela ()ou gótico) se fechando em forma de mão em oração. Os vitrais, principal ornamento, com suas belas cores, escolhidos por Madre Luiza Gabriela (francesa, diretora do Colégio Sévigné de Porto Alegre), mostram em que avançada técnica se encontra desde lá, a industria brasileira.
Na capela estão colocados 74 bancos cabendo folgadamente 4 pessoas em casa um deles somando-se 296 pessoas.
A nova Capela, atual, então, foi inaugurada no ano de 1930. Nela rezavam neste ano: 33 Irmãs, 22 noviças, 21 postulantes, 40 juvenistas, algumas moças e uma mãe de irmã que Madre Justina acolheu.
Capela do Mosteiro

A Capela foi o grande objetivo de Madre Justina Inês como Superiora Provincial em duas etapas: 1918 à 1924 e de 1926 à 1936.



A Capela continua sendo muito frequentada pelo povo (missas) e visitada pelos hóspedes do Hotel Mosteiro São José, além de turistas que visitam Garibaldi.


Fotos: Cláudio Henrique Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário