terça-feira, 13 de agosto de 2013

Hotel Mosteiro São José - Garibaldi-RS

Com 114 anos de existência, o Mosteiro São José existe somente porque ardorosas missionárias francesas, Irmãs de São José de Moûtiers (hoje chamado de Chambéry), aqui vieram para trazer a Boa Nova ao povo muito bom de imigrantes italianos. O convite partiu dos freis capuchinhos franceses em nome de S. Escia. Revma D. Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, bispo de Porto Alegre que já conhecia a existência das Irmãs de São José, e alguns deles já residiam em Moûtiers.
No dia 24 de dezembro de 1898 chegaram então as primeiras quatro Irmãs Missionarias sendo recebidas festivamente pelo povo. Sua primeira residência, naturalmente foi a acolhida de dona Celestina Fronchetti e dona Julia Paganeli, não longe da igreja Matriz.
Depois de muitos acontecimentos, no fim do ano de 1899 as Irmãs se instalaram numa casa mais ampla ao sopé da graciosa colina, sobre a qual, dentro em breve, se haveria de erguer o Convento São José cujo o nome permaneceu por muitos anos.
Nesse convento residiam as Irmãs, as noviças, as postulantes e as internas, dentre estas últimas candidatas a Vida Religiosa, chamadas juvenistas. Ainda funcionava a Escola, sempre com numerosas alunas. Por muito tempo residiram no convento umas duzentas pessoas.
Naturalmente, com este crescente progresso foi necessário aumentar a construção, o que foi feito em etapas:
- A primeira em 1929 referente ao centro do Convento.
- Em 1951 a ala onde está hoje a escola, devido ao aumento dos alunos.
Ao longo dos anos que se seguiram ocorreram mudanças e foi reduzindo muito o número de pessoas morando no Convento São José, então pensou-se em ocupa-lo com uma forma de hotel recebendo pessoas que, em geral, procuram tranquilidade. Começou então a funcionar também como Hotel em 1972.


Fotos: Cláudio Henrique Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário